Início » Exame de Ordem » CPP COMENTADO DO NUCCI

CPP COMENTADO DO NUCCI

Sobre o Autor e o Blog

Em 2008, quando fiz o Exame de Ordem, me senti completamente perdido, sem ter a quem recorrer quando surgia uma dúvida. Por isso, após a aprovação, decidi criar um espaço onde fosse possível divulgar a minha experiência com a prova - foi quando nasceu este blog, que, até hoje, não tem título. De 20 acessos diários, passamos a mais de 10 mil, e, atualmente, o contador aponta mais de 5 milhões de visitantes (segundo o contador da WordPress, que não pode ser manipulado pelo mantenedor do blog). Apesar de diversos convites de cursinhos, nunca aceitei a ideia de transformar o site em um negócio (nem banners são admitidos). Não recebo e nem aceito qualquer recompensa pelo conteúdo - tudo é gratuito e de livre distribuição. E o que eu ganho com isso? A alegria de ajudar milhares de pessoas em busca de um sonho em comum: a aprovação no Exame de Ordem

Leonardo Castro é advogado da Defensoria Pública de Rondônia, atuante na área criminal (atualmente, no júri).

Digite o seu endereço de e-mail para receber as atualizações do blog.

Junte-se a 1.512 outros seguidores

Arquivos

Publicações

outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pessoal, não deixe de levar um outro CPP comentado, só por garantia, caso o fiscal de sala proíba o uso do Nucci.

About these ads

8 Comentários

  1. Elvis disse:

    To tentando baixar um CPP Comentado, não to conseguindo. Tem como me indicar algum site?? ou mandar algum link por e-mail.

    Amplexos: dracobh@hotmail.com

  2. Karin disse:

    Pessoal que fará a segunda fase de penal, alguém sabe me informar se há muita diferença entre o codigo penal comentado do nucci, do penal comentado compacto do mesmo autor? Há uma diferença significativa no preço. Gostaria de saber se o conteúdo está muito aquém do não compacto.

  3. Amanda disse:

    Professor, o senhor ficou sabendo de algo?! O.o para abrir um tópico específico sobre isso! Estou com medo agora! ;P

  4. Leonardo disse:

    No caso de o fiscal proibir… e no caso de eu não ter outro… posso arrancar as folhas dos fluxogramas do livro? rs…

    • Cristiano Izeki disse:

      Bom dia, Doutor Leonardo, como vai?
      O Provimento nº 109/2005, aduz em seu art. 5°, § 2º

      “§ 2º A Prova Prático-Profissional, elaborada conforme os itens constantes do Programa Anexo ao presente Provimento, tem a duração determinada no edital pela respectiva banca examinadora, permitidas consultas à legislação, livros de doutrina e repertórios jurisprudenciais, vedada a utilização de obras que contenham formulários e modelos”.

      Bem sabemos que o livro de Guilherme de Souza Nucci (tanto CP Comentado quanto CPP Comentado), possui fluxogramas, que se encaixa perfeitamente no conceito de formulários. Conforme o dicionário eletrônico Houaiss, formulário, significa:

      “substantivo masculino
      1 tudo aquilo que contém qualquer fórmula, qualquer formalidade a observar, qualquer profissão de fé
      Ex.: um f. de fé
      2 fórmula (‘modelo’) impressa, com lacunas a serem preenchidas pelo interessado, para fazer pedidos, prestar declarações ou outras finalidades, em repartições públicas, correio, firmas etc.; boletim”

      Bem como, fluxograma:

      “substantivo masculino
      1 Rubrica: engenharia elétrica.
      representação gráfica de um procedimento, problema ou sistema, cujas etapas ou módulos são ilustrados de forma encadeada por meio de símbolos geométricos interconectados; diagrama de fluxo
      2 Rubrica: informática.
      diagrama para representação de um algoritmo; diagrama de fluxo
      Obs.: cf. organograma”

      Como está expressamente no Provimento tal vedação, cabe ao Examinando tal indagação: “Levar ou não levar o livro do Nucci?”.
      Existem Estados que proíbem (nos termos do provimento) e outras que ainda não implicam.
      Na dúvida leve o CP Comentado e o CPP Comentado. Se no seu Estado, os fiscais não criaram até o último Exame de Ordem tal implicância, só tome o cuidado de não ficar “dando sopa”, ou seja, ficar lendo os fluxogramas na frente dos fiscais. Todavia, acredito que não dê tempo pra ficar vendo isso na prova, motivo pela qual, na minha opinião, o livro do Nucci não ser proibido, em alguns Estados.
      Essa é a primeira vez que estou fazendo o Exame de Ordem, formei agora, em julho desse ano. A cidade em que moro, não tem curso preparatório para concurso, e acabo, por fim estudando por conta própria, assim como, deve ser a realidade de muitos.
      A minha dica para os Examinandos que estão na mesma situação que eu, é: 1°) não glorifiquem tanto um autor ou outro por ser o bola da vez ou por nos últimos Exames de Ordens, a Cespe tenha adotado esse ou aquele; 2º) se puder conversar com alguém que faça cursinho, pergunte como está sendo as aulas, ou se pode passar o conteúdo ou somente a estrutura das aulas; 3°) Lembre-se ninguém é concorrente; 4º) procure estudar por autor que se identifique, pois não adianta ficar compulsando horas de estudo em um autor de renome jurídico, se tem dificuldades para compreender tal obra; 5°) existem obras de autores não tão conhecidos que nos ajudam em muito; 6º) procure doutrinas que tragam jurisprudência, e que estejam atualizadas, conforme dicas do Dr. Leonardo; 7°) como o Dr. Leonardo me alertou, não adianta ir com um arsenal de livros, e não souber utilizá-los, portanto, se não leu a doutrina “x” ou “y”, tem a opção de levar ou não, mas tente ao menos dar uma analisada mesmo que brevemente; 8º) resolva quantos problemas e questões achar que for suficiente, pois a prática e habitualidade é tudo para um sucesso; 9º) aproveitando as dicas anteriores, se não te deixarem usar o livro do Nucci (ou só se arrancar as folhas, o que pra mim, é ver seu dinheiro suado jogado fora, sendo que o CPP Comentado do Nucci, varia entre 150 reais a 198 reais), ficará com menos tensão, pois se colocarmos em nossa cabeça que tal livro é “a minha única arma para passar”, entraremos em pânico se isso ocorrer; 10º) Nunca se esqueça de orar ou rezar, estude com afinco e dedicação (“volenti nihil dificile” – com dedicação nada é difícil), e antes da prova, ore ou reze, peça a Deus pra ele fazer a parte DELE, pois lutou pra obter êxito nessa fase da vida, certamente, a tensão diminuirá, e vencerá a prova, pois a prova é nossa amiga, assim como o Direito, que tanto amamos!!!

      Bom, essas são as minhas 10 dicas, espero que possa servir de apoio para os colegas Examinandos. Trocar experiências, dicas é sempre bem vindo, e o Dr. Leonardo é um exemplo de profissional do Direito que merece aplausos!

      Um abraço a todos,
      Cristiano Izeki.

  5. Danilo disse:

    Prezado Dr. Leonardo,
    Bom dia !!

    Por que motivo seria impedido o uso do CPP comentado do Nucci??

    Att.,

    • Nyna disse:

      Danilo

      O CPP do Nucci contém fluxograma.. o que é proibido..
      Aqui em Minas não tivemos problemas quanto ao uso deste livro..

      abç

      • Rosemery disse:

        Olá pessoal!
        Fiz a 2ª fase da OAB Exame 2008.3 (infelizmente não passei) aqui em Goiás e me deixaram usar todos os livros do Nucci sem nenhum problema.
        Estou indo fazer a 2ª fase do Exame 2009.2 pois passei de primeira e levarei todos os
        livros do Nucci novamente.
        Abraços e boa sorte a todos!
        Rosemery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Olá, visitante nº

  • 8,626,635 . Volte sempre!

ATENÇÃO, LEITOR!

Estamos em novo endereço: www.forumcriminal.com.br. Não serão mais respondidas perguntas feitas por aqui. Um abração!

RSS Comentários em RSS

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.512 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: