Início » Internas » OAB/FGV – V EXAME DE ORDEM UNIFICADO – PENAL – SEGUNDA FASE

OAB/FGV – V EXAME DE ORDEM UNIFICADO – PENAL – SEGUNDA FASE

Sobre o Autor e o Blog

Em 2008, quando fiz o Exame de Ordem, me senti completamente perdido, sem ter a quem recorrer quando surgia uma dúvida. Por isso, após a aprovação, decidi criar um espaço onde fosse possível divulgar a minha experiência com a prova - foi quando nasceu este blog, que, até hoje, não tem título. De 20 acessos diários, passamos a mais de 10 mil, e, atualmente, o contador aponta mais de 5 milhões de visitantes (segundo o contador da WordPress, que não pode ser manipulado pelo mantenedor do blog). Apesar de diversos convites de cursinhos, nunca aceitei a ideia de transformar o site em um negócio (nem banners são admitidos). Não recebo e nem aceito qualquer recompensa pelo conteúdo - tudo é gratuito e de livre distribuição. E o que eu ganho com isso? A alegria de ajudar milhares de pessoas em busca de um sonho em comum: a aprovação no Exame de Ordem

Leonardo Castro é advogado da Defensoria Pública de Rondônia, atuante na área criminal (atualmente, no júri).

Digite o seu endereço de e-mail para receber as atualizações do blog.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

Arquivos

Publicações

outubro 2011
D S T Q Q S S
« fev   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

E aí, vamos estudar juntos para mais uma segunda fase?

:)

79 Comentários

  1. Denizy Cristina disse:

    Ola Dr. Leonardo….
    primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog… é ótimo….. tiramos aqui várias dúvidas que nos percorre pelo exame da Ordem… bom acabei de terminar o curso de Direito… e por obra divina passei na 1º fase da OAB 2011.3…. irei fazer a segunda fase em Direito Empresarial…. porém estou preocupada, ouvi murmuros que esta será uma das provas subjetivas mais difíceis dos ultimos tempos….. mais e ai?!… o Senhor apostaria em que peça em empresarial?……

    bjo e tudo de bom… que papai do céu lhe proteja e obrigado pela ajuda…

  2. parabéns dr. leonardo pela boa iniciativa .

  3. Rossana Mendonça disse:

    Prof,
    Tem como colocar no site um resumo e modelo de ação rescisória em direito penal…Tem gente achando que vai cair essa peça.

    Agradeço desde já!
    PS: Se alguém no blog tiver esse material por favor me envie. Se eu receber de alguem repasso a vcs.

    Obrigada!

    • Camila Tantos disse:

      A Ação Rescisória penal nada mais é do que a revisão criminal, art. 621 do CPP. Muito fácil de se elaborar: endereçamento ao Desembargador Presidente, qualificação completa, fatos e fundamentos no art. 621 do CPP e o pedido.

  4. Rossana Mendonça disse:

    E aí pessoal, td bem?
    Animados pra prova de domingo?
    Bom, pelo que ando lendo essa 2 fase vai vir difícil, tendo em vista que passaram + ou – 46% na 1 fase.
    Minha dica é pra resolverem as provas anteriores…Desde a minha primeira resolução até agora, já melhorei muito e consigo pensar na resposta que a banca quer…
    É isso aí galera! Vamos correr atras dessa carteira!

  5. Bom dia Dr. estou estudando para 2 fase em penal tem alguma dica, para ir bem na prova…

  6. Airton Dantas. disse:

    Boa tarde, passei na 1ª fase da OAB 2011.3, acertei 58 questões, estou estudando para segunda fase em direito penal em casa e sozinho, posto que não tenho condições de pagar os cursinhos extremamente caros que são oferecidos ao público alvo. Todavia, gostaria de poder contar com a sua ajuda no que for possivel, é uma pena que somente tive conhecimento deste blog hoje, mas farei de tudo pra recompensar o tempo perdido. Agradeço desde já a usa compreensão e aguardo anciosamente retorno.

    • Zildete disse:

      Olá Airton,
      Parabens!!!! Agora é estudar mesmo. Olha eu tambem passei e estou fazendo o Damasio presencial na Paulista, eles apostam em peças para o tribunal do juri. Treine Bastante as peças, e dê uma lida em processo penal e penal. Para você fazer uma boa tese e pedidos é fundamental essa leitura, afinal a fundamentação diz tudo em uma peça, claro depois de identifica-la? Que ajuda vc precisa colega?

      • gina disse:

        oi, tribunal do juri 1 ou 2 fase?
        abraços a todos

      • Airton Dantas. disse:

        Obrigado pela respota Zildete. Bem, no momento sinto muito falta de tópicos específicos sobre particularidades das peças, no que devo focar, e marcações importantes do “vade”. É bem possivel cair algo no Tribunal do Júri, estou apostando muito em um RESE. Conto com a sua ajuda.

        • gelson disse:

          Acho difícil cair RESE, pois caiu no exame 2010.3, que foi realizado no meio deste ano!
          Com as mudanças do CPP, por conta da lei 12.403, estou apostando em peças como: memoriais, podendo ser no Júri, liberdade provisória, revogação de prisão preventiva; queixa-crime. Recurso acho difícil,o posto que as duas provas anteriores o foram(RESE e Apelação), caso caia novamente apostaria no Agravo em Execução.

          • Airton Dantas. disse:

            Gelson, o que seria muito bom também, pois o Agravo em Execução é muito fácil de ser identificado e segue a mesma sistematica do RESE. Caberá de todas as decisões do juízo da execução. Obrigado pela resposta, espero que continue trocando informações. Airton Dantas.

  7. gina disse:

    Estamos aguardando!
    Dr Leonardo
    Muito bom poder contar com pessoas que ajudam sem interesse algum.
    A grande maioria dos candidatos não têm oportunidade de frequentar cursinhos por várias razões, sendo assim, agradecemos sua iniciativa.
    Obrigado em nome de todos!

  8. Leila disse:

    Por favor, não sei como iniciar o recurso. Preciso de um modelo, Agradeço a ajuda!

  9. Preciso de ajuda para 2ª fase, Penal, agradeço desde já se puder ser atendida.

  10. DD disse:

    Dr. Leonardo,
    Fiz 38 questões na oab porque infelizmente marquei o gabarito nos últimos minutos e acabei errando na marcação. Só hoje descobri que fiquei com esse número de questões pois, no meu caderno eu havia sido aprovada. Estou super arrasada.
    Gostaria de saber se na opinião do senhor, se o senhor acredita em mais de duas anulações?? Pois, a questão de Proc.Trabalho que poderá ser anulada, eu não ganho.
    =///

  11. Waldir Trindade disse:

    Dr. Leonardo,

    Tudo o que eu escrever será muito pouco pela grandeza que o Sr representa.
    pr’a todo nós.

    Deus lhe abençoe.
    WT

  12. Ellen disse:

    Olá Dr. Leonardo, primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo site, pela nobre causa na preocupação com os bacharéis em direito, por sua própria experiência, sabe que ficamos meio desorientados com o exame da ordem ao sair da faculdade ainda mais na segunda fase. Eu passei no exame nesta primeira fase e agora já to apavorada com a segunda fase. Se pudesse me mandar alguma dica ou material, meu email é ellen_deleon@hotmail.com. Desde já, agradeço. Muito Obrigado e parabéns!!!

  13. laura cardoso disse:

    olá… Dr. Leonardo! Sou laura. Essa é a primeira vez que acesso esse site… Então Fiz a prova da ordem pela primeira vez e passei pra segunda. Gostaria que se possível me ajudasse com dicas e material (vou fazer a prova de penal). Desde já agradeço. E-mail Lauraitinga@hotmail.com

  14. Celia Marly de Oliveira disse:

    Dr. Leonardo, essa é a primeira vez que entro em contato, mas pelo que já vi do site o Senhor é imprescindível para os acadêmicos de direito que desejam ingressar na Ordem. Espero tbm contar com sua preciosa ajuda. Fiz o exame, porém nem sei se passei na primeira fase, pois não pude aguardar o caderno para conferir o gabarito. Na segunda-feira (07/11) saberei. Quero fazer a segunda fase em penal e gostaria de receber as aulas que ministrar para o pessoal. Mesmo que não passe é como diz o tempo de Deus é diferente do nosso, quero participar para me preparar para o próximo. Quiça eu passe farei a segunda fase em penal.
    Desculpe, deixa eu me apresentar: Sou Celia Marly de Oliveira, graduada no dia 21.08.2011 em Direito, fiz o primeiro exame da ordem, sou de Salvador-Bahia.
    Que Deus ilumine sempre o seu caminho!!
    Abraços!

  15. Tati disse:

    Dr. Leonardo, adorei a frase “O tempo de Deus é diferente do nosso”, isso torna menos penoso os 5 anos que considero perdidos desde que formei. Mas agora estou com força total e tenho certeza de que na próxima serei aprovada, por isso estou aqui. E peço que anime a fazer os vídeos, você é um homem inteligente, um bom profissional saberá perfeitamente transmitir seus conhecimentos, e tudo o que queremos é aprender. Mas os manuais com certeza nos ajudarão muito. Brigadão.

  16. lena disse:

    Olá!! também estou neste mesmo dilema.Estou no 9º semestre e consegui acertar 37. Porém em relação a questão de nº 76 do caderno azul, no gabarito da OAB está a alternativa A, porém a correta é a letra C, mas até o momento não houve alteração. Estou desesperada pelas anulações…espero que realmente ocorram.

  17. Ivonete Cristina Raimundo Penhalves disse:

    Grande Mestre, seja bem vindo ao seu lugar que nunca deixou de pertencer a quem tem competência e paciência . Hoje sou advogada, mas foram noites de desespero, que só se aliviavam com suas palavras. Aos que estão quase lá, como diz o Dr. nosso tempo é diferente ao do Senhor. Nunca desistam, acreditem na força interior de vocês.Dr. Leonardo, obrigada por existir, e fazer deste blog um caminho de esperanças, e de trabalho sério. Parabéns, sucesso e saúde sempre!!!! Abraços.

  18. SÍLVIO CEZAR C SANTOS DE SALVADOR/BAHIA disse:

    Dr. Leonardo, boa tarde, vou fazer a 2ª fase em penal e esta é minha primeira vez , ja venho acompanhado aqui seus comentários, e gostaria se possível de uma ajudasse nesta jornada,com as dicas mais prováveis de o que poderá abordado nesta 2ª fase, muito obrigado pela atenção dispensada. Silvio
    QUE DEUS NOS ABENÇOE.

  19. Carol Manaus disse:

    Dr. Leonardo bem vindo de volta!!! Vou fazer penal na segunda fase, é um alívio contar com suas dicas, já conhecia o blog de outras ocasiões. Essa é a primeira vez que vou fazer a segunda fase! Não sei nem para onde vai. Sou aluna do décimo período e gostaria muito mesmo de ganhar logo minha carteirinha vermelha. Rs! Em que você aposta para a segunda fase? Um recurso? Poderia ser um rese? Memoriais faz tempo que não cai tambem…

  20. ANA LUCIA DE SOUZA disse:

    Boa tarde, Prof Dr. Leonardo!

    Essa é a primeira vez que acesso o site, e no início dos comentários percebi que é um blog sério, comprometido e com exemplos de superação.
    Tive êxito na primeira fazer e escolhi penal para 2a fase, porém como fui transferida de cidade/faculdade ou seja, o curso que era para ser 5 anos estou concluindo em 6 a – 2011.2. Portanto tem um período que não vivenciei o Dir. Penal.
    Solicito orientação como iniciar os estudos, ou seja, o código e as leis já estou lendo.

    Agradeço a atenção.

    Obrigada.

    Ana

  21. claudia disse:

    Feliz com sua volta, tava fazendo falta…

  22. amancio disse:

    Xupa essa examinador.

    Vamos pra segundona.

    heheheheh

  23. amancio disse:

    Boaaaaa!!!
    Chupa essa examinador.

    Hheehehehehehehehehehe

    Vamos nessa pra segundona.

  24. amancio disse:

    Boaaaaaa!!!!!! Vamos nessa pra segundona………….

    Hehe
    Chupa essa examinador!!!!!!!!!

    hehehehehehe

  25. Luciane disse:

    Será que vão ser anuladas quantas questões? Eu acertei 35 questões!! Precisava muito passar nessa prova.

  26. CARLOS CZARNECKI disse:

    PASSEI NA PROVA 2009.2 GRAÇAS AO SENHOR. DEUS TE DÊ EM DOBRO.

  27. Helga disse:

    Bom dia Dr. estou em pleno desespero esta é minha terceira vez que faço segunda fase tenho plena convicção que sera a última por isso conto com sua ajuda grata Helga São Paulo

  28. lelê disse:

    Dr Leonardo, bom tê-lo de volta, pois esse espaço é muito importante e motivador para Bacharéis, que como eu, ainda não conseguiu superar essa etapa do exame OAB, para exercer sua profissão…Mas não desistiremos!!!!
    Sua ajuda e motivação é muito importante para nós!!!
    Forte abraço
    Lenice

  29. johnny disse:

    mestre fiz 38 pontos será que estou dentro?

  30. rosinha disse:

    esse é o melhor blog do mundo.. obrigada por ter voltado!!!! na verdade nem sei pq sumiu…rsrsrsrs

  31. giltonfilho disse:

    Caro Dr. Leonardo,
    boa notícia para quem vai fazer o exame de ordem é sua volta ao blog. Parabéns e boa sorte.

  32. SR disse:

    Voltaste? Mas que maravilha…..um boa notícia hj ao menos! Sempre lhe acompanhei, por favor não suma mais…
    Fiz 36 questões, mais uma vez não consegui….estou a beira da loucura, pq foi o 7º exame….não aguento mais Prof., achas que há alguma probabilidade de anulação?

    Estudei muito, fiz um curso ótimo, bem conceituado, mas nem assim….

    Um forte abraço grande amigo!!!!!

    • TS disse:

      OI SR, tabem fiz 36 estou com esperanças, pois o site do damasio tem 9 questões passiveis de anulação, qualquer duvida entre no site.
      Boa sorte pra todos nós…

      • SR disse:

        Poi sé TS, estou muito desesperada, nao sei o que fazer, se estudo pra 2ª fase ou não, pq em outros blog’s e cursinhos dizendo que no máximo terão 2 anuladas????
        Não aguento mais esse inferno de OAB com tantas pegadinhas, errei as 4 questões mais simples e fáceis que poderiam existir, por pura indução ao erro….tá dificil!!!

        Bos sorte pra vc tb e obrigada pela força!

        • lena disse:

          Olá!! também estou neste mesmo dilema.Estou no 9º semestre e consegui acertar 37. Porém em relação a questão de nº 76 do caderno azul, no gabarito da OAB esta a alternativa A, porém a correta é a letra C, mas até o momento não houve alteração. Estou desesperada pelas anulações…espero que realmente ocorram.

    • sergio de brasilia disse:

      testando.

    • sergio de brasilia disse:

      Sr,

      formei em 2003, fiz um bom curso, e vim fazer a primeira prova só em 2010, fiquei com 49 em 100, não passei e agora estou com 39 em 80, mas sei que a de trabalho será anulada e se Deus quiser vou para a segunda fase.
      fiz cursinho do damasio, reta final, só duas semanas.penso que essa prova da primeira fase não tem muito segredo, só que como são muitas materias, é preciso estudar os pontos principais, como em trabaho estudar a CLT, etica, constitucional, é ler a lei seca.
      se vc estuda muito, muitas fontes, acaba perdendo o foco, entende .

      tenho sempre uma coisa no coração, quero ver a vitoria do maximo de pessoas.

      boa sorte, estude os pontos principais, as provas passadas e um bom resumo e vá confiante.

  33. ROBERT disse:

    Meus caro colega,
    primeiramente quero parabenizá-lo pela sua volta!
    Estamos juntos!

  34. Thirzá disse:

    Gostei muito do retorno! Adoro as histórias do juri!
    VAleu!

  35. denise l. braga disse:

    Olá professor.!
    Farei 2° fase em penal.

    Vou contigo!!

  36. angel disse:

    ALGUM COLEGA SABE ONDE POSSO ENCONTRAR UM GABARITO EXTRA OFICIAL, TALVEZ POR DESCONHECIMENTO NÃO ESTOU ENCONTRANDO NENHUM. DESDE JÁ AGRADEÇO A QUEM POSSA ME AJUDAR.

  37. tati disse:

    Prof. Leonardo, ainda não foi dessa vez que passei, mas gostaria de acompanhar as aulas com a regularidade e a disciplina de quem tivesse passado. Queria saber se você animou a gravar vídeos. Acho que poderia perfeitamente fazer isso. Que tal pensar a respeito? bjs

    • Oi, Tati!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Pois é! Os vídeos! Estava pensando nisso hoje, sabia??? Vou tentar criar coragem p/ fazer uns. Mas farei os manuais, como fiz nos exames passados. Quanto à aprovação, não fique chateada. As coisas acontecem quando tem de acontecer. O tempo de Deus é diferente do nosso.

      Um abração!

      • jose luiz braga disse:

        Doutor, o Senhor é uma obra divina para os bacharéis, não suma, pois Deus tem muitas bençãos para a sua vida.

        Um abraço.

  38. angel disse:

    GRAÇAS A DEUS O SR VOLTOU, UFA …. ESSES CURSINHOS NEM BOM DIA DÃO DE GRAÇA. O PODER ECONÕMICO IMPERA, HAJA VISTO A DECISÃO DO STF.

  39. Sarah disse:

    Muito feliz com a sua volta!!! =)

  40. Amado Franco disse:

    PARABENS PROF…
    SUA VOLTA AO BLOG, ERA ESPERADA!!!
    SAIBAS QUE FOI DE EXTREMA IMPORTANCIA SUAS ORIENTAÇÕES PARA QUE EU PUDESSE LOGRAR ÊXITO NO EXAME DE ORDEM!!!
    SEREI ETERNAMENTE GRATO!!;;;;

  41. Sâmya Félix disse:

    Leonardo,

    Parabéns pelo retorno!
    Logrei êxito nesta primeira etapa, contudo farei 2ª fase de empresarial!
    Muito feliz por receber atualizações novamente do blog!!!!

    Abraço

    Sâmya

    • Sâmya!!! Tudo bem??????

      Agora é ralar para a segundona, né?

      Não tenho muita afinidade com Empresarial, mas sei que o Alessandro está lecionando no LFG. Posso pedir para que ele faça alguns comentários por aqui.

      Um abração!!!

  42. roger disse:

    eras muito legal esse retorno, numca fui de me empolgar com blog mas esse aqui realmente tive um enorme carinho, um grande abraço!

  43. Leia Ferreira disse:

    Quero de publico reconhecer o quanto esse blog é útil a todos aqueles que vão prestar exame de ordem. Desde o exame 2009-2 onde ocorreu inúmeras irregularidades não fiz mais nenhum mas em vista do retorno desse blog sinto novamente animo para tentar ser advogada e em 2012 irei tentar. Grato pelo retorno e boa sorte a todos.

  44. rosa disse:

    O que é bom tem que voltar!
    Também vou me beneficiar dos ensinamentos.
    Parabéns professor. Tudoooo de booommm!

  45. Alvaro disse:

    Dr. Leonardo, que bom que voltou ao blog!!! Graças as suas dicas consegui lograr êxito no exame 2010.3!!! Agora estarei acompanhando o blog…
    abração

  46. Aline Garcia disse:

    Dr. Leonardo fico muito feliz que voltou ao blog.
    Eu, graças à Deus, muitos de seus tópicos e estudos pesados, fui aprovada no último exame.
    Contudo, como sempre achei o blog fantástico em termos de conhecimento, sempre estarei por aqui, pois aprendi muito.
    Além disso, no próximo exame meu marido estará prestando pela primeira vez e contará com o apoio do blog em seus estudos.
    Muito sucesso ao Dr. e a todos os que prestaram o exame da oab, tenho certeza que com essa parceria, quem vai prestar penal está bem encaminhado.
    Deus abençoe a todos!

  47. Tatiane disse:

    Nossa na hora, ajuda é sempre bem vinda. Que Deus lhe recompense sempre.

  48. Tati disse:

    Oi Dr. Leonardo, que beleza! voltou ao blog. Se eu conseguir a primeira etapa, estaremos juntos na segunda, me inscrivi em Penal. Bjs

  49. DR Leonardo, sou Reginaldo Lider do OBB , Ordem dos Bachareis do Brasil, eu estava com o João Volante lá no STF na votação que não foi reconhecida. Tenho que lhe informar que eu o acompanho, aos Bachareis, digo que o mundo não acabou,que tivemos um avanço,por menos que muitos não perceberam.Mas a sua opinião para mim é importante , o que o senhor viu? Eu no twitter sou @rejobarbosa e no face reginaldo barbosa http://www.obb.net.br sou presidente do Estado de São Paulo.

  50. PEDRO FERNANDO TAIAR disse:

    Claro que vamos, é com imenso prazer, pois essa volta foi bem vinda, espero que sempre continue, ja foi adicionado no face, orkut etc..
    bem vindo Dr.leonardo
    Pedro Fernando Taiar

  51. Paulo Barros Ramalho disse:

    Dr. Leonardo, que bom que o senhor voltou. Um grande abraço.

  52. Não acredito amigo, você voltou a movimentar esse BLOG excelente?

  53. Vitória Régia Prado disse:

    Voltou a movimentar o blog??? muito bom!

  54. Gil Silveira disse:

    Mas é claro Leonardo, é muito bom ter vc de volta!

  55. ok disse:

    Cara! Valew ter voltado!

Deixe um comentário

Olá, visitante nº

  • 8,632,185 . Volte sempre!

ATENÇÃO, LEITOR!

Estamos em novo endereço: www.forumcriminal.com.br. Não serão mais respondidas perguntas feitas por aqui. Um abração!

RSS Comentários em RSS

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

