DICA: Roteiro Prático das Ações – 20ª Ed. 2009

Esta obra é uma das melhores aquisições que fiz nos últimos tempos. A sinopse da Saraiva descreve com exatidão o conteúdo:

“(…) com esquemas gráficos, a análise objetiva dos procedimentos das ações contenciosas, os incidentes procedimentais, os roteiroprocedimentos dos recursos, das execuções e das medidas cautelares, além de examinar os procedimentos especiais de jurisdição voluntária e aqueles procedimentos regidos por leis esparsas. Apresenta, ainda, um quadro sinótico com todos os prazos relativos às ações, esgotando a matéria e esclarecendo as dúvidas sobre a praxe processual vigente”.

É uma excelente opção para quem tem dificuldade em entender a prática processual, pois há diversos fluxogramas e dicas.

Para adquirir, clique aqui.

Na mesma oportunidade, comprei outros dois livros. São eles:

Prática no Processo Civil – 12ª Ed – Gediel Claudino de Araujo Júnior (Atlas)

Muito bom para quem atua na área cível, pois traz diversos modelos e um passo a passo de cada ação. Também recomendo para processocivilquem optou por cível no Exame de Ordem.

Prática Civil – Menna, Fábio de Vasconcellos; Aguirre, João Ricardo Brandão (Premier)

Obra direcionada para o Exame de Ordem, mas também útil para quem atua na área cível.  Traz modelos de peças e explicações sobre as ações. É um bom livro, mas não se compara ao de prática penal, também da Premier. Dias atrás, comprei o livro de prática administrativa desta coleção, mas não gostei muito. Diversos problemas estão sem resposta e o conteúdo é pouco abrangente. Não recomendo!

Todos os livros citados acima podem ser adquiridos na Saraiva.